segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

IRÃO TESTA MÍSSEIS DE LONGO ALCANCE

IRÃO TESTA MÍSSEIS DE LONGO ALCANCE

Num show off de demonstração da sua força, e para encerrar os seus exercícios navais no estreito de Ormuz, o Irão lançou"com sucesso" mísseisNour, com um alcance de 200 kms., capazes de atingir alvos israelitas.
"Fizemos o teste de lançamento de mísseis terra-mar cognominados Qader (capaz), que conseguiram destruir com sucesso alvos pré-determinados no Golfo" - afirmou o comandante da Marinha iraniana, Mahmoud Mousavi à agência noticiosa IRNA.

O Irão tinha anteriormente informado que iria testar o lançamento de 2 mísseis de longo alcance nesta segunda-feira, o Qader e um outro sistema chamado Nour (luz), para demonstrar a sua capacidade de contra-atacar qualquer ataque de inimigos, como Israel ou os Estados Unidos.
Ambos os mísseis têm um alcance de 200 kms. O teste segue-se a várias ameaças feitas por Teerão de interromper a passagem de petróleo pelo estreito de Ormuz.
O Irão tem estado a realizar há 10 dias um exercício naval numa altura de tensão crescente com os países ocidentais por causa do seu programa nuclear, e Mousavi disse ontem que o Irão tinha testado com sucesso o disparo de um míssil de médio alcance.
Teerão ameaçou na semana passada fechar o fluxo do petróleo através do estreito de Ormuz, caso se tornasse alvo de um embargo ao petróleo por causa das suas ambições nucleares. A União Europeia informou estar a considerar um embargo, já imposto pelos Estados Unidos sobre a importação de petróleo iraniano.

A quinta esquadra norte-americana está alegadamente preparada para não permitir qualquer interrupção do tráfego naquela rota tão vital para o petróleo.
Tanto os Estados Unidos como Israel informaram que não descartam uma acção militar contra o Irão, caso a diplomacia não consiga resolver a disputa por causa do programa nuclear que Teerão diz ser para fins pacíficos mas que o Ocidente acredita estar a encobrir a construção de bombas atómicas.
Sabe-se que os sistemas de mísseis de longo-alcance do Irão podem atingir Israel e bases norte-americanas no Médio Oriente.
Shalom, Israel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário